terça-feira, 8 de março de 2011

O dia das mulheres


Desde 1910 o dia das mulheres é lembrado como um dia de lutas contra o preconceito e a discriminação.
Ao relembrar o sofrimento e a morte de tantas trabalhadoras que foram queimadas, o dia 08 de março é o momento de tentar diminuir a barreira entre homens e mulheres. O fatídico dia aconteceu no século retrasado. Atravessamos todo o último século e estamos já no início da segunda década de 2000 e muita coisa precisa ser mudada.
Ainda hoje temos preconceitos, diferenças salariais e humilhações de todas as formas com as mulheres. Uma realidade que precisa ser mudada!
Dentro das lembranças desse dia, não poderia deixar de lembrar as mulheres da minha vida.
Sei que é um saudosismo, um tanto quanto piegas, mas podemos nos permitir momentos de saudade, afinal recordar é viver!
Eu sempre fui cercado de grandes mulheres: minhas avós (uma matriarca italiana que carregava a família e a outra, uma legitima brasileira, operária, grevista e líder sindical) - opostos que carregaram e cuidaram dos seus. A primeira professora a gente não esquece, pois são as grandes alfabetizadoras, além de tantas outras educadoras que passaram pela minha vida, do ensino fundamental à faculdade! Minha chefa, que aprendi muito a ser um “engenheiro social”; minhas amigas, de todas as fases da minha vida, e aqui quero compartilhar algumas delas (pra muitos são só nomes, mas para mim são lembranças importantes): Patty, Geisa, Val, Simone, Lisi, Jussara, Dani, Karine, Marlise, Cris, Carmen, Leticia, Gio, Suzy, Juliana, Maria, Andrea, Ana, Fe, Eliane, Angela, e muitas outras.
E como diz Silvio Santos “minhas colegas de trabalho”, que em tantos anos aprendi e aprendo muito a cada dia, só me resta parabenizar pelo dia 08 de março!

Enfim, tenho que reverenciar a mulher que me colocou no mundo. A pessoa que me entendeu como eu sou, que sempre confiou em mim, que me elogiava, me incentiva e me amava. Que onde quer que esteja está olhando por mim – a minha mãe Elnora. Minha eterna amiga, que seu espírito tenha sempre muita luz.


                         Parabéns a todas as guerreiras, as mulheres desse planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário