terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Por que lá, eu sou amigo do rei!


É comum eu usar a célebre frase “Vou-me embora pra Pasárgada/ Lá sou amigo do rei”, de Manuel Bandeira.
Mas não é exclusividade só minha o uso não, muitas pessoas nas mais variadas situações utilizam.
Pasárgada nos remete a um lugar seguro e importante, onde a gente vai poder agir sem proibições, atuar com mordomias, benefícios ou facilidades. Todo mundo cita a tal Pasárgada por ser um provável local bom; nunca alguém se refere em ir para lá passar dificuldades.
Ser “amigo do rei” é tudo!
Continuando no poema: “Vou-me embora pra Pasárgada/ Aqui eu não sou feliz/ Lá a existência é uma aventura”
Porque para os amigos do rei não falta nada, para os inimigos falta tudo!  Ou seja, estar perto do poder pode nos trazer vantagens,aventuras ou desventuras!
Também tem a relação de segurança, onde estar perto dos amigos nos dá segurança. 
“E como farei ginástica/ Andarei de bicicleta/ Montarei em burro brabo/ Subirei no pau-de-sebo/Tomarei banhos de mar!/ E quando estiver cansado/ Deito na beira do rio/ Mando chamar a mãe-d'água/ Pra me contar as histórias...”
Pasárgada pode ser várias situações: o gabinete de um parlamentar, a sala de secretario de estado, a ante-sala da Presidência da República, uma pizzaria com amigos, a pista de dança ou um show.
“E quando eu estiver mais triste/ Mas triste de não ter jeito/ Quando de noite me der/ Vontade de me matar — Lá sou amigo do rei - Vou-me embora pra Pasárgada.”
Pasárgada pode ser também a sala de espera de uma maternidade, quando nosso filho tá chegando ao mundo, pode ser o divã do terapeuta, a sala de casa, o aconchego do cama quentinha, o beijo de um amor ou o colo de mãe!
Enfim, Pasárgada é todo lugar seguro e acolhedor, onde a gente se sinta bem e protegido!

E você, onde fica a sua Pasárgada????

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário