sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

E o carnaval chegou?!

Enfim a tão esperada festa da carne se aproxima. Bom em várias partes do Brasil já é Carnaval! A festa corre solta em muitas cidades do norte e nordeste, além do Rio de Janeiro.
Aqui no sul a coisa é muito fraca, e eu bem mequetrefe que sou fiquei pensando:
- Por que as festas de Momo são tão fracas aqui, principalmente nos três estados da região sul?
- Se o Carnaval gera dinheiro, por que aqui não emplaca tanto essa indústria?
- Será o clima mais frio que deixa as pessoas tímidas?
- É a colonização que nos deixa mais de fora dessas festas?
Então, são muitas dúvidas que pairam no ar. Mas acho que a nossa colonização pode ter sim, ao longo do tempo ter deixado o nosso povo mais “frio”. É cultural, as pessoas vivem pouco o carnaval aqui no sul. Muitos deixam os nossos estados e se “mandam” pro Nordeste ou pro Rio, para passar o Carnaval, mas geralmente apenas o feriadão. 
É muito engraçado,  os "turistas"voltando pra Porto, com aquela imensa fantasia no aeroporto. Bom, conheço gente que ao desembarcar, nao quis "pagar mico"e deixou o saco de lixo com a fantasia dentro, lá na esteira de bagagens...
Sei que existem as agremiações, os membros da comunidade, mas, às vezes, parece que eles hibernam durante o ano. E não pense você que eu não circulo nas comunidades, já trabalhei muito com comunidades, associações de bairro, de vilas e o o envolvimento no carnaval não anda solto pela capital.
Particularmente não curto muito o carnaval (influencia da cultura alemã?!?!), mas acho que a indústria do carnaval poderia gerar muito mais trabalho e renda. É preciso rever essa questão. Reunir Presidentes de Agremiações, Estados, Municípios, Secretarias de Turismo e investir mais no Carnaval do Sul! Acho que até a Festa da Uva tem mais agito que o Carnaval! Aliás, esse é o tema da Estado Maior da Restinga.
Outros temas incluem a água, a mitologia, a politica com a vida do Senador Paulo Paim. Há quem diga que Canoas desfilará em peso na Imperadores, será um desfile de políticos e da Miss Brasil?? veremos...
Ainda ontem conversava aqui em casa que, quando o carnaval de Porto Alegre era no centro, a gente via mais movimento na cidade. Eram carros alegóricos por ali, algumas fantasias jogadas mais adiante ou alguns agitos nos bairros centrais. Agora com o Complexo do Porto Seco, lá no extremo norte da cidade, não se vê mais nada.
É uma pena, podíamos ter mais carnaval/dinheiro por aqui.
É isso! 


mais informações sobre o carnaval: http://carnavalrs.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário