terça-feira, 26 de março de 2013

Paredes tem ouvidos e linguas também!

Vocês já ouviram nessa vida que "as paredes tem ouvidos", certo? Expressão comumente usada desde o sec. XVI, na França.

E eu, bem mequetrefe que sou, costumo completar a frase para:

AS PAREDES TEM OUVIDOS E LINGUAS TAMBÉM!

Sim meus queridos, temos que ter muito cuidado ao sair falando aos quatro cantos tudo que pensamos, citando nomes, frases e exemplos de outros. Porque quando menos se espera algum conhecido está próximo, o próprio motivo da conversa escuta ou alguns ouvem e saemn "tagarelando" tudo ...

Escrevendo esse texto, lembro de Monteiro Lobato com a sua famosa boneca Emília, a lingua de trapo! O brinquedo que com uma pílula começa a falar e não para mais. E os problemas acontecem, pois falar tudo o que se pensa, ou não; o que se sabe, ou não; o que se gosta, ou não, pode nos deixar  em apuros!
Mas na vida real podemos, muitas vezes, vestir a fantasia da Emilia ou a do Visconde de Sabugosa, o contraponto da boneca: o sensato, equilibrado e inteligente sabugo de milho.


Então, é sempre bom ficar atento.
Isso tambem me faz lembrar de uma conversa que ouvi um dia desses, numa lancheria (lanchonete no resto do Brasil). Os nomes dos dois que estavam falando, eu não sei, mas quase gritavam e todo mundo podia ouvir...
... alem de citarem nomes de politicos conhecidos no cenário, os camaradas, companheiros, irmãos ou colegas, gesticulaavam muito, traziam numeros de campanha, etc. As falas envolviam cargos, apoios, dificulddes e faciliddes. Em um dado momento ouviu-se mutias frases de efeito.

E eu, bem mequetrefe que sou, parei como uma parede e abri todos os meus ouvidos, tirei o Ipad da bolsa e comecei a anotar as pérolas ditas, afinal tudo pode ser subsidio para meus textos, ou ser meramente curiosidade.

Enfim, os ouvidos se transformaram em lingua, no caso dedos, que agora transcrevem o que fora anotado:

"Os indecentes arrumam-se, os decentes estao sem nada"
"Fica tranquilo, eu sou um segredo. Pode confiar"
"Apoiamos um e por fora, outro"

E assim seguia a conversa, animada, com gargalhadas, comentarios maldosos sobre esse ou aquele sujeito, alem de promessas para o proximo pleito eleitoral.
Sim, ano que vem tem eleições!

No final, os dois saem abraçados e quando um fica na porta de seu carro, o outro, fraternalmente lhe dá um tapinha nas costas! Típico não?

Pois bem, esse foi um breve relato de que como as paredes tem ouvidos...
... e linguas tambem!

Cuidemos bem de nossas vidas, pois sempre há alguém também cuidando dela!
É inexorável!

veja tambem:
http://ninitelles.blogspot.com.br/2012/05/de-onde-vem-as-paredes-tem-ouvidos.html
http://penelopebeolchi.blogspot.com.br/2010/01/emilia-dirce-migliaccio.html


quarta-feira, 20 de março de 2013

O amaciante de cada dia

Dia desses estava fazendo compras no supermercado e parei na parte dos produtos de limpeza. Num dos corredores com prateleiras abarrotadas de material, surjem eles: Os Amaciantes de Roupas.

E eu, bem mequetrefe que sou, fiquei olhando por muito tempo cada um deles e hoje viraram tema desse blog.

primeiro cartaz de amaciante no Brasil
"gogleando" pela internet descobri que aqui no Brasil é bem recente a entrada dos amanciantes, foi em 1975, final da ditadura militar. Será que eles também eram censurados antes? De repente eram comunistas disfarçados, infiltrados nas casas para suscitar a desordem nacional!!!! kkk

No restante do mundo ele surge pelos anos 30, para fixar cores nos tecidos, mas somente na década de sessenta é que chega nas casas das americanas e francesas. De lá pra cá, sempre com sua função de amaciar (o próprio nome diz), suavizar e deixar os tecidos cheirosos.
E por falar em cheiro, já prestou atenção nas fragrancias dos amaciantes de hoje?

Pois bem, dei-me o trabalho de enfileirar alguns deles na prateleira e é uma variedade imensa de cheiros, cores e porque não dizer, sabores!
Cada um que aparece...


Alguém sabe me dizer que cheiro tem "elegance"??
Ou ainda "brisa de verão", que cheiro é esse? algo tórrido? seco, mas levemente fresco?
E por que não "cheirinho de bebê"? Mas um baby limpinho, de fralda trocada, ne?
E o desfile continua: gotas de orvalho, frutal, flor de maracuja & margaridas, orquidea e lavanda!

Se pararmos para pensar: que cheiro tem o orvalho??
E o mix de maracuja e margarida??
Orquidea está mais para coroa de defunto do que para amaciar roupas. Mas...


Alem disso, os amanciantes servem para muitos usos, como: limpar vidros, box de banheiro, queimado de panela, desembaraçar e remover spray de cabelo.
Imagine só:
1 - quando voltar da festa, com cabelinho grudado de tanto 'laquê", borrifa o tal amaciante e pronto!
ou
2 - arroz queimou??!! joga comfort dentro da panela que desgruda tudinho!

Da proxima vez que for ao mercaado, por favor, tenha outro olhar com os tais amaciantes!

É isso!

saiba mais:
http://www.oficinadojeans.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=104&Itemid=92
http://www.selecoes.com.br/10-utilidades-para-o-amaciante-de-roupas

domingo, 17 de março de 2013

O ato de arrumar gavetas


Uma de muitas tarefas que temos em nossa vida está a de arrumar gavetas.
Sim, uma ação que em alguns momentos temos que fazer: pode ser numa troca de sala no trabalho, ou porque trocamos de emprego ou ainda fomos demitidos; além disso, tem as arrumações de gavetas em casa, nos armários da cozinha, na estante da sala, no banheiro ou no quarto. Enfim, em cada uma dessas e de outras situações, a ideia é a mesma: mexer, remexer, virar, trocar, arrumar, por ordem, limpar, livrar-se de algo, jogar fora ou arquivar.
É  meus caros, tudo isto e muito mais pode estar na simples (e até entediante) tarefa de arrumar uma gaveta.
Mas a tônica é a mudança!


Quando experimentamos e soltamos o pensamento, vivenciamos a mesma tarefa. Arrumar as gavetinhas do cérebro e do coração não é tarefa fácil.
Tirar tudo, fazer uma triagem nos sentimentos, nos pensamentos pode doer, mas é necessário para manter a sanidade e as emoções em equilibrio.
Mas essa organização vai alem, pode ser um experimento libertador, pois podemos descobrir preconceitos escondidos, limitações, aceitações que podem mudar a maneira de ver e viver a vida!
Limpar as gavetas, tirar as teias de aranha, a poeira e o mofo nos catalpulta para o novo.
E esse novo pode ser antigo - sim, podemos descobrir coisas guardadas e que por algum, ou alguns motivos deixamos de lado.
Tem dois exemplos classicos dessa situação: viramos adultos e a ludicidade, a brincadeira e até uma certa alegria de viver, foi embora. Por que? Por que não podemos conservar parte de "meninice" junto da gente? Por que levamos tudo tão sério? Vale a pena?

E o outro exemplo é fecharmos a vida quando se casa. A maioria das pessoas "se fecha" quando se une a alguém. Param de ter a sua vida, a sua individualidade, os seus amigos, os momentos de cada um. Tudo passa a ser feito a dois. Alguns trabalham juntos, malham na mesma hora e com o mesmo personal, tem os mesmos amigos e, acreditem, tem muitos que usam o mesmo perfil nas redes sociais.
Já viu isso? Você certamente tem algum conhecido assim: o casal tem o nome junto no facebook, do tipo, João & Maria, amor eterno! Cuidado, não estou agourando nenhum relacionamento, mas bem mequetrefe que sou, fico sabendo de muitas e muitas historias por aí...

E cuidado também, NUNCA DEIXE A CRIANÇA DORMIR DENTRO DE VOCE!

Mantenha a alegria na vida, o sorriso no rosto, a individualidade (mesmo casado) e certamente a sua vida ficará mais leve, colorida e feliz!!
Arrume suas gavetas.
É isso!

Veja mais:
http://mundodeumapoetisa.blogspot.com.br/2010/08/arrumando-as-gavetas.html
http://vovomoderninha.blogspot.com.br/2012/04/terapia-de-arrumar-gavetas.html
http://rogeriabreves.blogspot.com.br/2011/06/ser-crianca.html
http://www.proverbioefrase.com/search/label/carinho

terça-feira, 12 de março de 2013

Flores para uma flor

A manha de hoje foi sem dúvida bem diferente para muitas pessoas no bairro Rio Branco, na cidade de Canoaas, na região Metropolitana de Porto Alegre.

 
A visita às obras da Rodovia do Parque, oficialmente chamada de BR-448/RS, da Ministra do Planejamento Miriam Belchior alterou o dia a dia do empreendimento e da comunidade do entorno.

Perto das10h o helicóptero pousa na parte elevada, que dará acesso à ponte que cruzará o rio Gravataí. Dele saem deputados, secretarios de estado, o Governador e a Ministra. Depois de um breve caminhar na pista em construção e poses para fotos, a comitiva desce as escadas e vão ao encontro da "massa" de centenas de trabalhadores que esperam pelas falas. Junta-se ao grupo alguns moradores do local, funcionáarios de outras empresas, mais políticos, imprensa, técnicos e engenheiros envolvidos na obra.

Claro que a maioria são homens,mas em meio a tanta testosterona, despontavam as mulheres envolvidas nesse processo.

Começaram as falas e o silencio foi geral, todos prestando muita atenção no que o Governador, o Superintendente do Dnit e por fim a Ministra falariam.

E não foi diferente, agradecimentos, elogios ao andamentos das obras, promessas de terminar tudo no prazo e o destaque especial: Miriam dirigiu a palavra a cada um dos operarios da obra. Como ele mesma disse: "Esse mar de homens e mulheres vestidos de laranja (uniforme deles) fazem o Brasil crescer, sem dúvida uma das mais bonitas obras de rodovias federais".

 
Bom, as falas terminaram e Ministra e Governador "correram pro abraço", desceram do palco e foram cumprimentar caada trabalhador. Lá, mais fotos, acenos, risos, lagrimas e agradecimentos. A Ministra quase some no "mar laranja", um mar de felicidade, de sorrisos. Quase lembrando uma plantação de tulipas!!

 
Mas outra cena que marcou e alguns viram, foi  entrega de um singelo ramalhete de flores das mãos de uma moradora da Vila do Dique de Canoas. A mulher, visivelmente encabulada, foi e ofertou flores para Miriam, que na mesma hora, quebrou o protocolo e ouviu as palavras de agradecimento dessa mulher. A senhora, que hoje mora numa casa propria, saiu das condicções de vulnerabilidade social e mudou sua qualidade de vida, tornando-se mais cidadã, resgatando sua autoestima. Foi envolvida no processo de Reassentamento da BR-448.

E eu, bem mequetrefe que sou, ao ver tudo isso fiquei pensando:

- a presença de uma mulher no comando pode dar essa sensibilidade? tambem a escolha de uma moradora deu esse tom mais emocional. Ainda mais quando comemorou-se a pouco o dia das mulheres?

- ao ver aquelas flores, com certeza carregadas de emoção, gratidão e esperança, traduziu-se todo o momento grandioso. A Ministra provouda mesma adrenalina que Lula, Dilma e Tarso arrebatam quando estão em meio às multidões.

Miriam, com toda sua educação, simpatia e sensibilidade, parece uma flor, com o caule repleto de firmeza, determinação e entendimentos necessarios para o cargo que ocupa. (virei fã)


A cena das duas mulheres e as flores, fazem lembrar a conhecida frase: Flores para uma flor!

É isso!

(Ah, a atividade continuou com uma reuniao de trabalho, lanche, etc. etc. etc.)

Fotos da minha amiga - Andrea Weschenfelder

saiba mais: www.rodoviadoparque.com.br


segunda-feira, 11 de março de 2013

Sonho de filha ou da mãe?! Barbie Terras Distantes

A Exposição "Barbie Terras Distantes" está num Shoping de Porto Alegre e vem arrastando muitas pessoas. A mídia entorno da Mostra é grande, basta ver os tótens espalhados pela cidade.


Bom, chegando ao local as filas são grandes, muitas meninas esperam ansiosas com suas mães e pais para entrar no "território" da boneca.
Literalmente é um mundo cor de rosa. Luminárias, estantes, mesas, cadeiras e até o carpete é pink!
As pessoas passam muitos minutos para adentrar e se deliciar com a quantidade de bonecas, bonecos, acessorios e objetos do mundo de Barbie!
Um monte delas, desde os anos 60! Uma overdose da boneca de todas as roupas possíveis e imaginárias! Tem vestimentas típicas dos países, fantasias de deusas, artistas, cantoras e assim por diante.

Um desfile completo, onde os olhos curiosos percorrem centrímetro por centímetro de todo o espaço.
Pra deleite de todos, as fotos são permitidas, com direito a "entrar" no avião  e viajar por esse encantamento!

E eu, bem mequetrefe que sou, fiquei pensando:

- Muitos adultos abarrotavam a Mostra. Será que esse é um sonho das meninas ou de suas mães, pais ou dindos?

Sim, muitas daquelas jovens mulheres, com certeza, brincaram com uma ou muitas Barbies! Grande parte sonhou em ter um Ken ou Bob como marido. (Algumas na realidade casaram com o Shrek).

Mas enfim, algumas mais cedo ou mais tarde, aprenderam que a vida real não é tão cor de rosa...

... nesse momento, em companhia das garotas, pode ser um revival, uma busca lúdica da infancia!


Homens também circulam entre os expositores, acompnhando meninas ou suas namoradas e esposas. Nota-se pela cara deles, que a grande parte não está confortável com essa tarefa. Mas eles cumprem essa missão!

Vale a pena dar uma olhada. Barbie continua encantando a todos! Seu mundo, suas viagens, seus principes em cavalos brancos.

Não vou polemizar sobre se a boneca é simbolo de consumo, de corpo ideal, de volúpia, de fetiche e de machismo! Não, deixarei isso para outra hora.
Hoje, vou celebrar a ludicidade, o sonho, a infancia, o MUNDO COR DE ROSA, afinal um sonho a mais não faz mal.

É isso!

Barbie Terras Distantes
Local: Shopping Iguatemi Porto Alegre - Praça Erico Verissimo (1º Piso) e 2º Piso do shopping (brinquedoteca)

Data: até 07 de abril
Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 11h30 às 22h.
Endereço: Av. João Wallig, 1800
Entrada: gratuita




domingo, 10 de março de 2013

Loucura, loucura, loucura...

<>

Loucura, loucura, loucura - frase do apresentador Luciano Huck que tambem é o tema de 04 dias de liquidação de um Shoping Center de Porto Alegre.
Desde quinta-feira a muvuca tomou conta do local. São ofertas e mais ofertas por todos os lados. A confusão corre solta. Os corredores do shoping fica tomado de gente. Homens, mulheres, crianças, carrinhos de bebê e até cachorrinhos (no colo) circulam pelas lojas.
É tanta gente que lembra a Rua 25 de março, o Saara ou a nossa Voluntarios perto do Natal.
Soma-se ao povo, palhaços, malabares, musicos, pernas-de-pau e dançarinos, todos fantasiados e cheios de alegria!
E eu, bem mequetrefe que sou fiquei pensando:

- Será que realmente todos os vendedores estão contentes ou tem que fazer tudo isso pelo emprego?

- Se com essa liquidação existe lucro, por que os preços anteriormente são tão elevados?

Bom, vendo todos os vendedores e gerentes de loja, fica nítido que nem todos estão confortáveis com as fantasias. Sim, pois tem de tudo: perucas de rafia colorida, tiaras com anteninhas, gravatas coloridas, boá de penas, cartolas e até um com a mascara do Jason de Sexta-feira 13!
Mas fora os desconfortos, muita animação toma conta, até porque a "bandinha" não deixa ninguem ficar em paz. Ela toca funk, axé, pagode e sertanejo. Passa e arrasta um monte de vendedores e transeuntes.
Além disso, existe a disputa de musicas entre as lojas. DJs e caixas de som se multiplicam. E a grande maioria tem seu som proprio. Daí a cada meia duzia de passos tu podes ouvir uma variedade imensa de sons.
Caminhando pelo shoping ouvi: "ele desce, desce, desce vai descendo até o chão"; "vodka ou agua de coco" e clro, o novo sucesso, "ahhhhhhh lek, lek, lek,lek, leeeeeek".

E não pensem que circular é tarefa simples, pois todas as lojas ficam para o lado de fora. As gôndolas, araras, cestos e caixotes ficam pelos corredores com toda a roupa, sapatos e acessorios que estão em oferta! E olha, as ofertas são muitas...
... blusas a R$4,90, tenis por menos de 50 reais, camisas a 30 (que antes eram 129 reais). Enfim uma miscelanea de produtos, bem abaixo do valor de etiqueta. E mesmo assim eles tem lucro, então por que os preços normais são tao diferentes? Porque eles lucram sim, mesmo com toda a decoração, propaganda e cache de artistas!
Não fiquei de fora e aproveitei algumas ofertas, mas tb conversei com alguns vendedores, caixas e o pessoal do estacionamento - todos me disseram que essa edição estava fraca, que em outros anos foi bem mais movimentado, ou seja, deu mais lucro antes!
Mesmo com menos lucro que em outras, via-se muita gente cheia de pacotes e sacolas, uma boa oportunidade de levar para casa bons produtos, mais baratos.


Como me disse um vendedora: "isso aqui tá uma locura!"

Enfim, é isso!