terça-feira, 12 de março de 2013

Flores para uma flor

A manha de hoje foi sem dúvida bem diferente para muitas pessoas no bairro Rio Branco, na cidade de Canoaas, na região Metropolitana de Porto Alegre.

 
A visita às obras da Rodovia do Parque, oficialmente chamada de BR-448/RS, da Ministra do Planejamento Miriam Belchior alterou o dia a dia do empreendimento e da comunidade do entorno.

Perto das10h o helicóptero pousa na parte elevada, que dará acesso à ponte que cruzará o rio Gravataí. Dele saem deputados, secretarios de estado, o Governador e a Ministra. Depois de um breve caminhar na pista em construção e poses para fotos, a comitiva desce as escadas e vão ao encontro da "massa" de centenas de trabalhadores que esperam pelas falas. Junta-se ao grupo alguns moradores do local, funcionáarios de outras empresas, mais políticos, imprensa, técnicos e engenheiros envolvidos na obra.

Claro que a maioria são homens,mas em meio a tanta testosterona, despontavam as mulheres envolvidas nesse processo.

Começaram as falas e o silencio foi geral, todos prestando muita atenção no que o Governador, o Superintendente do Dnit e por fim a Ministra falariam.

E não foi diferente, agradecimentos, elogios ao andamentos das obras, promessas de terminar tudo no prazo e o destaque especial: Miriam dirigiu a palavra a cada um dos operarios da obra. Como ele mesma disse: "Esse mar de homens e mulheres vestidos de laranja (uniforme deles) fazem o Brasil crescer, sem dúvida uma das mais bonitas obras de rodovias federais".

 
Bom, as falas terminaram e Ministra e Governador "correram pro abraço", desceram do palco e foram cumprimentar caada trabalhador. Lá, mais fotos, acenos, risos, lagrimas e agradecimentos. A Ministra quase some no "mar laranja", um mar de felicidade, de sorrisos. Quase lembrando uma plantação de tulipas!!

 
Mas outra cena que marcou e alguns viram, foi  entrega de um singelo ramalhete de flores das mãos de uma moradora da Vila do Dique de Canoas. A mulher, visivelmente encabulada, foi e ofertou flores para Miriam, que na mesma hora, quebrou o protocolo e ouviu as palavras de agradecimento dessa mulher. A senhora, que hoje mora numa casa propria, saiu das condicções de vulnerabilidade social e mudou sua qualidade de vida, tornando-se mais cidadã, resgatando sua autoestima. Foi envolvida no processo de Reassentamento da BR-448.

E eu, bem mequetrefe que sou, ao ver tudo isso fiquei pensando:

- a presença de uma mulher no comando pode dar essa sensibilidade? tambem a escolha de uma moradora deu esse tom mais emocional. Ainda mais quando comemorou-se a pouco o dia das mulheres?

- ao ver aquelas flores, com certeza carregadas de emoção, gratidão e esperança, traduziu-se todo o momento grandioso. A Ministra provouda mesma adrenalina que Lula, Dilma e Tarso arrebatam quando estão em meio às multidões.

Miriam, com toda sua educação, simpatia e sensibilidade, parece uma flor, com o caule repleto de firmeza, determinação e entendimentos necessarios para o cargo que ocupa. (virei fã)


A cena das duas mulheres e as flores, fazem lembrar a conhecida frase: Flores para uma flor!

É isso!

(Ah, a atividade continuou com uma reuniao de trabalho, lanche, etc. etc. etc.)

Fotos da minha amiga - Andrea Weschenfelder

saiba mais: www.rodoviadoparque.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário