terça-feira, 26 de março de 2013

Paredes tem ouvidos e linguas também!

Vocês já ouviram nessa vida que "as paredes tem ouvidos", certo? Expressão comumente usada desde o sec. XVI, na França.

E eu, bem mequetrefe que sou, costumo completar a frase para:

AS PAREDES TEM OUVIDOS E LINGUAS TAMBÉM!

Sim meus queridos, temos que ter muito cuidado ao sair falando aos quatro cantos tudo que pensamos, citando nomes, frases e exemplos de outros. Porque quando menos se espera algum conhecido está próximo, o próprio motivo da conversa escuta ou alguns ouvem e saemn "tagarelando" tudo ...

Escrevendo esse texto, lembro de Monteiro Lobato com a sua famosa boneca Emília, a lingua de trapo! O brinquedo que com uma pílula começa a falar e não para mais. E os problemas acontecem, pois falar tudo o que se pensa, ou não; o que se sabe, ou não; o que se gosta, ou não, pode nos deixar  em apuros!
Mas na vida real podemos, muitas vezes, vestir a fantasia da Emilia ou a do Visconde de Sabugosa, o contraponto da boneca: o sensato, equilibrado e inteligente sabugo de milho.


Então, é sempre bom ficar atento.
Isso tambem me faz lembrar de uma conversa que ouvi um dia desses, numa lancheria (lanchonete no resto do Brasil). Os nomes dos dois que estavam falando, eu não sei, mas quase gritavam e todo mundo podia ouvir...
... alem de citarem nomes de politicos conhecidos no cenário, os camaradas, companheiros, irmãos ou colegas, gesticulaavam muito, traziam numeros de campanha, etc. As falas envolviam cargos, apoios, dificulddes e faciliddes. Em um dado momento ouviu-se mutias frases de efeito.

E eu, bem mequetrefe que sou, parei como uma parede e abri todos os meus ouvidos, tirei o Ipad da bolsa e comecei a anotar as pérolas ditas, afinal tudo pode ser subsidio para meus textos, ou ser meramente curiosidade.

Enfim, os ouvidos se transformaram em lingua, no caso dedos, que agora transcrevem o que fora anotado:

"Os indecentes arrumam-se, os decentes estao sem nada"
"Fica tranquilo, eu sou um segredo. Pode confiar"
"Apoiamos um e por fora, outro"

E assim seguia a conversa, animada, com gargalhadas, comentarios maldosos sobre esse ou aquele sujeito, alem de promessas para o proximo pleito eleitoral.
Sim, ano que vem tem eleições!

No final, os dois saem abraçados e quando um fica na porta de seu carro, o outro, fraternalmente lhe dá um tapinha nas costas! Típico não?

Pois bem, esse foi um breve relato de que como as paredes tem ouvidos...
... e linguas tambem!

Cuidemos bem de nossas vidas, pois sempre há alguém também cuidando dela!
É inexorável!

veja tambem:
http://ninitelles.blogspot.com.br/2012/05/de-onde-vem-as-paredes-tem-ouvidos.html
http://penelopebeolchi.blogspot.com.br/2010/01/emilia-dirce-migliaccio.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário