domingo, 10 de março de 2013

Loucura, loucura, loucura...

<>

Loucura, loucura, loucura - frase do apresentador Luciano Huck que tambem é o tema de 04 dias de liquidação de um Shoping Center de Porto Alegre.
Desde quinta-feira a muvuca tomou conta do local. São ofertas e mais ofertas por todos os lados. A confusão corre solta. Os corredores do shoping fica tomado de gente. Homens, mulheres, crianças, carrinhos de bebê e até cachorrinhos (no colo) circulam pelas lojas.
É tanta gente que lembra a Rua 25 de março, o Saara ou a nossa Voluntarios perto do Natal.
Soma-se ao povo, palhaços, malabares, musicos, pernas-de-pau e dançarinos, todos fantasiados e cheios de alegria!
E eu, bem mequetrefe que sou fiquei pensando:

- Será que realmente todos os vendedores estão contentes ou tem que fazer tudo isso pelo emprego?

- Se com essa liquidação existe lucro, por que os preços anteriormente são tão elevados?

Bom, vendo todos os vendedores e gerentes de loja, fica nítido que nem todos estão confortáveis com as fantasias. Sim, pois tem de tudo: perucas de rafia colorida, tiaras com anteninhas, gravatas coloridas, boá de penas, cartolas e até um com a mascara do Jason de Sexta-feira 13!
Mas fora os desconfortos, muita animação toma conta, até porque a "bandinha" não deixa ninguem ficar em paz. Ela toca funk, axé, pagode e sertanejo. Passa e arrasta um monte de vendedores e transeuntes.
Além disso, existe a disputa de musicas entre as lojas. DJs e caixas de som se multiplicam. E a grande maioria tem seu som proprio. Daí a cada meia duzia de passos tu podes ouvir uma variedade imensa de sons.
Caminhando pelo shoping ouvi: "ele desce, desce, desce vai descendo até o chão"; "vodka ou agua de coco" e clro, o novo sucesso, "ahhhhhhh lek, lek, lek,lek, leeeeeek".

E não pensem que circular é tarefa simples, pois todas as lojas ficam para o lado de fora. As gôndolas, araras, cestos e caixotes ficam pelos corredores com toda a roupa, sapatos e acessorios que estão em oferta! E olha, as ofertas são muitas...
... blusas a R$4,90, tenis por menos de 50 reais, camisas a 30 (que antes eram 129 reais). Enfim uma miscelanea de produtos, bem abaixo do valor de etiqueta. E mesmo assim eles tem lucro, então por que os preços normais são tao diferentes? Porque eles lucram sim, mesmo com toda a decoração, propaganda e cache de artistas!
Não fiquei de fora e aproveitei algumas ofertas, mas tb conversei com alguns vendedores, caixas e o pessoal do estacionamento - todos me disseram que essa edição estava fraca, que em outros anos foi bem mais movimentado, ou seja, deu mais lucro antes!
Mesmo com menos lucro que em outras, via-se muita gente cheia de pacotes e sacolas, uma boa oportunidade de levar para casa bons produtos, mais baratos.


Como me disse um vendedora: "isso aqui tá uma locura!"

Enfim, é isso!


Um comentário:

  1. Muito bom voltares a falar mequetrefemente! Que shopping é? Total? Não reconheci. Se estivesse aí passava longe, detesto muvuca!

    ResponderExcluir