Mais um final de ano se aproxima e com ele toda aquela correria de festas. E aqui, ao longo de período, escrevei alguns textos bem mequetrefes sobre Natal, Ano Novo, presentes, comidas da ceia e claro o Papy Noel.
Começarei por ele, o símbolo máster do Natal. Calma, não é o menino Jesus das religiões cristãs (que deveria ser sim o ápice das comemorações). Mas me refiro daquele que todos lembram em primeiro lugar quando se fala em 25 de Dezembro – o PAPAI NOEL.
Se pesquisarmos por aí, vemos que a origem vem do bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C e ajudava os pobres com sacos de moedas. Com relatos de seus milagres ele virou santo. Da Alemanha ganhou o mundo, mas foi nos EUA que ganhou o nome de Santa Claus, em Portugal é chamdo de Pai Natal e aqui no país é o famoso Papai Noel.
A roupa vermelha e branca é mais recente, depois de 1890, pois até o ancião se vestia de marrom e verde escuro (igual a um pinheiro de natal com tronco e galhos!).
A popularidade veio na década de 30 com uma campanha da Coca-cola que relacionava o velhote com as mesmas cores da embalagem do refrigerante.
E eu, bem mequetrefe que sou, fico pensando:
Nesse nosso país tropical (mesmo aqui no sul no verão é quente) o Papai Noel não poderia estar vestido de outra forma?
Por que não fazer um Papai Noel Brasileiro?
Acho que o nosso símbolo do Natal poderia ganhar uma roupa mais vaporosa, algo como uma bermuda e uma camisa; ou na moda de jogador de futebol - uma calça saruel e uma camiseta pólo com gola levantada; ou marrombeiro - regata e bermudinha; surfista – bermudao folrido.
Claro não podemos esquecer dos regionalismos: Papai noel verde-amarelo; de bombacha, guaiaca e alpargatas; com chapéu e chinelos de couro; talvez de berrante na mão; calça pijama e bata brancas ou ainda à la “Menino do Rio”, com sungão e bem bronzeado.
Vale a pena repensar no Papai Noel dos Trópicos!
É isso!
Lei mais em:
http://viajandocomjuzi.blogspot.com/2007_12_01_archive.html
muito legal
ResponderExcluirmuito 10 ^^
ResponderExcluir