Nas últimas semanas, a capital dos gaúchos não está mais tão “alegre”. O grande acúmulo de lixo nas ruas, o atraso da coleta residencial e ainda irregularidades no licenciamento vem deixando a situação caótica pelos bairros de Porto Alegre.
A confusão começou no Natal, pois aumentou a quantidade de lixo produzido pela população, somado ao período de feriado e mais a quebra de caminhões de lixo, tudo isso deixou montes e montes de resíduos sólidos espalhados pelas ruas e avenidas. Tinham locais que não se conseguia andar no passeio público.
E ao longo desse primeiro mês de janeiro mais e mais confusão; são atrasos nos horários de coleta...
É uma vergonha tanto descaso com o cidadão e a cidade.
E para completar há indícios de crimes ambientais nos centros de triagem de material reciclável, poluição do solo e da água e condições de insalubridade dos trabalhadores.
O descaso é muito grande!
Para completar, só falta uma greve geral, como nas décadas de 80 e 90!
É isso!
Há dias que eu não aparecia por aqui e quero dar um parecer que envolveria várias esferas institucionais para solução desse problema.
ResponderExcluirRessalta-se que a população tem sua parcela de culpa nessa situação, ela produz o lixo, ela não tem uma consciência de separação do que é orgânico ou do que é seco, e ela deveria cobrar com mais vigor uma coleta de decência, pois nosso IPTU inclui ainda a taxa do lixo. Viver no meio do caos, do lixo, isso não é possível. Não estamos em estado de sítio.
O descaso por parte da Prefeitura e órgãos representantes também é muito grande, caberia aí ao Ministério Público instaurar um inquérito para ver o pé dessa situação.
Deve entrar em ação também, os órgãos ambientais (FEPAM e IBAMA) e autuarem a Prefeitura de Porto Alegre por essa infração.
A população não pode se submeter a essa situação, e deve questionar melhor o destino dos seus impostos.
Que lixo!!!!