terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Você é BB? X? Y? ou Z?

Principalmente nos últimos meses do ano passado, o tema das gerações no mercado de trabalho foi assunto.
E eu, bem mequetrefe que sou, resolvi iniciar o ano discorrendo sobre o assunto:
- Você é de qual geração?
Para responder essa pergunta é necessário saber um pouquinho sobre cada uma delas, seus perfis, idades, hábitos, etc.
O BB – baby boomer é relacionado às pessoas que nasceram após a II Guerra, e hoje estão na faixa dos 50 e muitos sessentinhas. São pessoas que viveram sua infância na década de 50, os famosos Anos Dourados, e tiveram sua juventude nos anos 60; brincavam com patinetes, carrinhos de lomba, bonecas de pano ou bambolês, viram o nascer da televisão (ainda em preto e branco). São pessoas que hoje ocupam cargos de chefia (alguns já aposentados), mas que não viveram a época da informação rápida e dos computadores. Geralmente têm o mesmo emprego de muitos anos, são orgulhosos de terem uma carreira baseada na segurança de seus postos, dentro das empresas que estão. Como possuem uma idade mais avançada, são pessoas comprometidas com o que fazem, muitos são calejados pelo empirismo de seus feitos. Podem não se adaptar às mudanças. 

A geração X – estão os trintões e quarentinhas, que nasceram na década de 70 e tiveram sua adolescência nos anos 80 - a época do exagero, das cores, dos volumes. O mundo se acelerava na computação e na informação. Aqui no Brasil era o fim da ditadura militar, e aumentava a liberdade de expressão. As pessoas trabalham muito, surgem os workaholics, mas também é a explosão das academias, das pessoas cuidarem do corpo e da mente. Há o trabalhar com prazer, fazer o que se gosta. Uma geração que busca a satisfação pessoal e profissional. Mais ágeis e receptivos às mudanças, muitas delas acompanhadas ao vivo pela televisão colorida! 

Na sequência, chega a geração Y – daqueles que estão a menos tempo no mercado de trabalho. Pessoas mais jovens, dinâmicas e ávidas por informação. Abrange jovens adultos até os 30 anos, um pessoal que está acostumado a devorar informação e fazer muitas coisas ao mesmo tempo: ler, escrever, ouvir música, mandar e-mail, estar no MSN. Foram pessoas que cresceram com a computação. A velocidade é a tônica desse pessoal. Buscam desafios profissionais.

E já batendo nas portas dos empregos estão os jovens da geração Z. Uma galera acima dos 16 anos que já está pronta pra atuar. A gurizada é extremamente antenada no mundo, “nasceram com um chip” e não imaginam como antigamente se vivia sem celular, impressora, internet, etc., etc., etc. – são multifuncionais e multifocados. Redes sociais como blogs, Twitter, Facebook são o cotidiano desses jovens que, por se comunicarem muito virtualmente, deixam de lado as relações reais; a individualidade pode ser uma característica a interferir nas relações de trabalho.

Então, a qual geração você pertence? Não necessariamente o ano que você nasceu determina a escolha.

É isso!

Um comentário:

  1. Vi uma sérre de reportagem na Globo sobre essa definição intergeracional.
    Eu sou X, tenho um pensamento bem voltado e revoltado daquela geração que teve uma infancia sofrida pelo demonio da inflação, vivia-se num país saído de uma ditadura de duas décadas, escutava-se muito o rock nacional. Mas tenho um pé na Y, muitas coisas me caracterizam com essa geração que está entre os 25 e 30 anos.
    E se usar facebook e outras manias tecnologicas é exclusividade da Z, tenho um pé na Z também, heheheheeheh!!!

    ResponderExcluir