quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Preconceito e hipocrisia

O assunto é um dos mais comentados dentro e fora da casa do BBB11, a saída da primeira participante, agora a pouco, nesta noite de terça-feira. 
Com 49% a primeira transexual do programa, como ela mesma falou, deixa de concorrer ao disputado prêmio de um milhão e meio de reais. 
 
Ao ver os resultados, um pouco do dia-a-dia do programa, o alvoroço do povo externo e o texto de Pedro Bial na saída de Ariadna, fiquei pensando (já que sou bem mequetrefe):


- A rejeição tão grande será por quê?

- Há o preconceito?

- Foi a atuação dela que a tirou do programa?

- Será tudo espontâneo ou teve manipulação do programa?

A sua saída foi um somatório de questões (frase típica de quem entende de tudo e de nada ao mesmo tempo)! Mas é verdade, não se pode afirmar que foi somente preconceito, ou manipulação, ou ainda antipatia à primeira vista com a moça. Há boas chances de ser um mix de tudo isso.
A função em volta da sexualidade de Ariadna Thalia tomou conta de sites, blogs e redes sociais antes mesmo do programa ir ao ar. Todos especulavam sobre quem era a pessoa, se era mesmo transexual, se tinha documentos de homem ou de mulher e desde quando tinha sido operada. Tem foto do antes e do depois, de ex-namorados dela, video de seus trabalhos no exteiror. bah, um monte de coisa.Chegaram a fazer apostas de qual seria o primeiro homem a beijar ou ficar com guria! E tinham falas de pais, amigos e irmãos dos homens da casa, onde explicitavam o preconceito. Eram frases onde todos afirmavam que os “caras” da casa não ficariam com Ariadna por perceberem a “diferença”, que ela não fazia o tipo deles.
Ahhhhhh vá! Preconceito puro e o pior, velado pela hipocrisia. O assunto era sem a menor sombra de dúvida: o cara não vai ficar com ela porque sabe a diferença de ficar com uma mulher e a trans. Ou seja, PRECONCEITO. Pra muitos ela ainda é ele, mesmo que já operou, que já mudou os documentos, mas enfim é originariamente homem. E homem que fica com homem, é homossexual! O pensamento é esse. Por que não assumem isso?
A resposta é simples: porque preconceito é crime. Ninguém quer ser envolver com preconceitos, embora muitos tenham atitudes e ações preconceituosas!
Então, abaixo o preconceito e fim a hipocrisia! A pessoa tem que ter a liberdade e o direito de ser quem ela é! Todos precisam ser respeitados.
E, na mistura de tudo, acho que teve o jogo da participante em atiçar a curiosidade de alguns, dizer parte de sua historia para outros, que somado ao preconceito da sexualidade e das suas experiências de vida fizeram o público votar em peso para sua saída.
O que não se tem, pelo menos por enquanto, são afirmações que a direção do programa tenha orientado a menina para dizer ou não que era transex, estimular ficadas e beijos com os homens e até mesmo de contar sobre sua operação de sexo.

Outra coisa que chamou a atenção foi o recado de Bial para os irmãozinhos do BBB11. Ele deixou bem nítido que todos precisam viver mais o programa, se soltar, serem verdadeiros e não se preocuparem tanto com edições passadas ou o que vai passar pro povo aqui de fora. Na real, só faltou ele dizer que quer ver o “o circo pegar fogo” ou o “relaxa e goza”. Afinal todos estão ali para isso, é o objetivo do reality show, senão, a audiência cai!
Enfim, é uma pena que ainda haja tanto preconceito na nossa sociedade.
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário