quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O medo do novo

O novo...
Por que será que as pessoas temem tanto o novo?

africaempoesia.blogspot.com.br

E eu, bem mequetrefe que sou, fiquei pensando e atendi um pedido para discorrer sobre esse tema:

Acho que todos nós temos um pouco de medo do novo, da novidade e por quê?

Muitas coisas me vem à cabeça:

O novo é o incerto, é o apostar em alguma coisa ou algo que não se sabe se vai dar certo;

O novo não é palpável, a gente não controla, não domina;

O novo nos encosta na parede, ou como se diz  é "a água bate na bunda". O novo é isso, uma água molhando nosso traseiro. E quem gosta disso?

O entrar em algo novo traz a relação de desapego de velhos hábitos, de comodismos, de libertar-se de pré conceitos.

Será que quando aceitamos a novidade, temos que abrir mão de algo, ou não???

Será que não podemos experimentar o novo, conciliando o quê se tem?

Quem disse que o novo é abrir mão de algo?

É muito preconceito nosso, pois mexe com inseguranças.
Mas também é uma ciência saber lidar com esse novo. Nem todo mundo sabe lidar com isso, nem os psicólogos e terapeutas.

O novo significa pelo menos, parar o que se está fazendo ou pensando e, respirar.
E mudar planos, rotinas e situações cômodas não é fácil...

E existem vários tipos de medos, o medo de se lançar em novos trabalhos, novos amores, novos desafios.
Medo de trocar o figurino, de mudar o corte e a cor do cabelo; medo de desagradar e por aí vai...

calicesemfim.blogspot.com.br
Confesso que sou também bem medroso frente ao novo, porque adoro a minha rotina. Ela é tão gostosa, previsível. Mas sei que muitas vezes venci o medo e me joguei no novo.

Eureca, é isso, temos medo do novo porque não dominamos a situação!

 "Tenho um pouco de medo: medo ainda de me entregar pois o próximo instante é o desconhecido."(Clarice Lispector)

Nenhum comentário:

Postar um comentário