Para quem nos conhece, tenho lá em casa um bom Chef. O Mário é multifacetado, vai desde DJ, Web designer, cozinheiro e sushi-man.
Propagandas a parte, outro dia conversávamos sobre os modismos das comidas e bebidas ao longo do tempo.
Você já se perguntou onde foram parar alguns petiscos e aperitivos de outras épocas?
Puxando pelo baú de memórias relembramos algumas delas:
O famoso “enfiadinho”, prato comum em festas e coquetéis nos anos 70 e 80. Era um monte de coisa reunida. Tinha pepino em conserva, queijo, presunto, azeitona e cenoura, entre outros produtos enfileirados num palito de dentes. Depois todos os enfiadinhos iram adornar uma laranja de umbigo forrada com papel alumínio, ou um abacaxi; e claro, a coroa do abacaxi servia como decoração. Os enfiadinhos, onde andam?
Falando em abacaxi, tinha a salada de maionese com abacaxi, servida dentro do próprio abacaxi. Ou o coquetel de frutas servido na própria fruta. Lembra?
E os coquetéis coloridos; a cuba-libre; hi-fi... alguns decorados com aqueles guarda-chuvinhas de papel colorido ou pedaços de frutas. Sumiram!
Nos eventos não podiam faltar os canapés, os croquetes, risoles e o famoso coquetel de camarão. Era muito chique o tal coquetel de camarão! Se você não se lembra, sua mãe foi em alguma festa e já degustou tal guloseima!
E, como o folclórico Caco Antibes de Sai de Baixo dizia: "festa de pobre é que não podia faltar canudinho, coxinha e cajuzinho!"
Pois então, essas iguarias não estão mais na moda, nem em festas menos abastadas. O canudinho morreu!
Outra coisa que sumiu um pouco foi o sanduíche aberto. O prato ainda freqüenta os cardápios de alguns botecos, mas bem menos em evidencia!
E alguém sabe onde foi parar a pizza de sardinha? Aquela que parece um pão com cobertura de sardinha e molho de tomates? Em outras épocas até na escola se aprendia a fazer, nas aulas de Técnicas Domésticas!
E o ponche? Ou vai dizer que você nunca tomou a tal bebidinha em alguma festinha ou reunião dançante? (aliás, outra coisa que sumiu do mapa – a reunião dançante)
Saudosismos deixado de lado, o que interessa mesmo é que a moda também invade a gastronomia. Comidas e bebidas entram e saem da moda, circulando em coquetéis, festas de aniversario, casamentos e formaturas. Algumas dão saudades outras nem tanto!
E por falar em tanto comida, me deu uma fome!!!!
É isso!
ai, chorei. o canudinho morreu. estou de luto!
ResponderExcluirbem que a gente podia organizar uma festinha retrô, né? com canudinho, coquetéis enfeitados e tudo mais!
ResponderExcluirPizza de sardinha, até já tinha me esquecido dessa iguaria. Tu desenterraste essa, hehehe.
ResponderExcluirMas sabe que o canudinho tenho encontrado direto numa padaria de Capão que costumo lanchar, bem como o risóles e o croquetinho de carne. Para mim eles andam bem vivinhos.
EU AINDA FAÇO PIZZA DE SARDINHA, TEM SEMPRE AQUI E CASA.
ResponderExcluirADOREI OS COMENTÁRIOS.
BJOCAS, MARA