sábado, 9 de outubro de 2010

Ser criança!

Chegando o dia 12 de outubro, o Dia das Crianças!
Ok, pode ser mais uma data comercial, onde pais, avós e tios gastam seu dinheiro para soterrar as crianças com presentes; as próprias crianças fazem listinhas de presentes; a mídia veicula inúmeros comerciais e anúncios de brinquedos, roupas e calçados infantis. Mas faz parte, afinal vivemos num país capitalista, num Brasil em ascensão e o sonho de consumo é uma realidade que não podemos simplesmente esconder.
Nossas crianças vivem isso, e não são só os mais abastardos. Muitos adultos das classes C e D fazem compras no crediário para dar o tão sonhado brinquedo para os seus filhotes! A política financeira estimula isso!
Mas ser criança é mais que ganhar presentes! É não ter tantas responsabilidades. É ir pro colégio, fazer dever de casa, brincar, correr, rir, ter amigos e comer muito doce.  Pode ser uma visão otimista da infância, mas essa foi a minha! E claro, sei que muitos não tiveram e não tem essa infância.
Há ainda a exploração do trabalho infantil, a pobreza, a violência e os abusos.

Mas hoje, quero relembrar somente o lado bom de ser criança. Da época que chegava do colégio, almoçava, depois me enrolava embaixo das cobertas e mesclava o sono com os programas da TV na tarde. Coisa boa era ouvir o vento e a chuva e no meio da tarde lanchar.
Quando se é criança tudo fica mais fácil e tudo parece mais simples. Não temos contas para pagar, reuniões para ir, roupa formal para vestir!
Criança diz o que pensa, sem fazer rodeios. Se gosta diz, e se não gosta, diz também!

Meus caros, vamos tentar manter sempre viva essa criança dentro da gente?
Vamos postergar a dureza de ser adulto sem ser infantilóide?

É necessário, pois senão enlouquecemos no mundo adulto!

Feliz Dia das Crianças!
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário