quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Então é Natal, e o que você fez?

Musiquinha cantada sempre que se aproxima o natal. Você já deve ter cantado por aí né?
Pois bem, a tal canção estourou na voz da cantora Simone, numa versão de Cláudio Rabello. A original é cantada por John Lennon, chamada de Happy Christmas (War is Over). A música é antiga, de 1969 e gravada em 1971. Tornou-se uma  música natalina, embora a idéia original fosse para protestar contra a Guerra do Vietnã. O vídeo é lindo com as crianças do Harlem Community Choir no coral.
Aqui no Brasil além da eterna Simone, já ecoou nas vozes de Padre Marcelo Rossi, Art Popular, Ivete Sangalo e a Tia Xuxa!!! Eu como acho a música muito brega, depois de ver todas essas versões, só meu resta dizer: SOCORRO!

A letra é muito piegas:Então é Natal, o que a gente fez? O ano termina, e começa outra vez.
E Então é Natal, a festa Cristã. Do velho e do novo, o amor como um todo. Então bom Natal, e um ano novo também. Que seja feliz quem, souber o que é o bem.”

É o tipo de canção que  joga a pessoa a fazer uma retrospectiva de vida, o balanço geral. Acho muito deprê tudo isso. A pessoa fica se culpando porque o ano terminou e não se consegui fazer tudo que queria; que não se emagreceu, que não parou  de fumar, que nao pagou  todas as dívidase, que não casou e  por aí vai...
É o tipo de música que vem pra “cortar os pulsos”, que só inclui quem fez ou faz o bem. Muito diferente da ideia original: protestar!
Não podemos deixar de lembrar que nessa época do ano aumenta o número de suicídios e os grupos de ajuda (AA, Alanon, CODA, DASA) tendem a ter mais participantes. É o período que os voluntários que fazem plantões em telefones atendem muitos casos de pessoas sozinhas e depressivas.  É  um horror! Onde se vai  tem as musiquinhas, em todos os ritmos!!! E  gente mais gente se atropelando com pacotes e sacolas...

E eu, bem mequetrefe que sou fico pensando:

- Será que essa alegria das festas de fim de ano não é exagerada?

- O verdadeiro significado do natal prevalece?

- O consumismo domina?

As respostas cada um deve dar para si e os seus. 
Eu acho que exageramos no consumismo. Eu não curto essa alegria exagerada. Quando eu era criança reclama com meus pais, e sempre perguntava: 
- Porque que no dia de natal tenho que dar Feliz Natal pra todos na rua, se eu nem conheço as pessoas?

    Uma pergunta infantil, mas que eu ainda acho pertinente. Afinal passamos o ano inteiro num corre-corre, nem sempre olhamos pra pessoa que senta ao nosso lado no ônibus, na lotação ou no restaurante. E só porque é Natal a gente abre o sorriso e deseja  felicidade pra todos!  Ai me poupe!!!! Não somos tão  autênticos. As felicitações devem  vir  d´alma, do coração  e não  ser uma imposição. Se voce está sentindo isso, então felicite todos, caso contrário,  não faça. É  melhor ficar quieto do que ser falso!

    Vamos nos  preparar para o natal,  mas  principalmente  fazer esse natal  perdurar o ano  todo, de  preferência com outra música!!! Pois existem outras canções!                           

Leia mais em:

Um comentário:

  1. Olha desde que eu me conheço por gente é assim, quando o Natal se aproxima é que vem à tona a reflexão, os dizeres de amor e a presença de Jesus Cristo, no resto do ano muitas pessoas nem se quer olham para quem está ao seu lado no ônibus e/ou lotação. Concordo quando vc fala: "Não somos tão autênticos assim!".
    A bondade humana deveria ser praticada o ano todo e não lembrada nas vésperas do Natal.

    ResponderExcluir