terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O humor nosso de cada dia


Hoje vai ao ar o último episódio do Casseta & Planeta Urgente. São mais de 20 anos no ar levando humor, ironia e deboche dos mais variados assuntos do cotidiano. O programa retrata, critica e satiriza as questões sociais, os problemas e acertos políticos do Brasil e do mundo. Além disso, sempre que uma nova novela do horário nobre começa, já se espera a paródia feita pelos humoristas. Lembro muito das “caras e bocas” do pessoal imitando a Letícia Spiller, Fernanda Montenegro, Toni Ramos ou a Lília Cabral...

O fato me levou apensar e escrever:

- O que seria da nossa vida sem humor?
-Conseguimos viver sem uma pitada de ironia, um toque de graça, uma dose alegria, uma parte de comicidade ou uma overdose de deboche?
Dependendo da situação, das pessoas e do contexto tudo pode aparecer junto e misturado: alegria, ironia, deboche ou graça.
A vida sem isso é muito dura, sem cor, até mesmo cruel.
Os programas de TV, rádio e internet estão aí justamente para isso, para divertir e entreter as pessoas. Dentre eles, lembro de alguns: TV Pirata, Sai de Baixo, Perdidos da Noite, A Praça é Nossa, Pânico na TV, Planeta dos Homens, Viva o Gordo, CQC. Os canais fechados também exploram bastante na sua programação com o Elvirão ou Como Vovó Já Dizia, Vendemos Cadeiras, Cilada e Adorável Psicose que são muito bons!
Não podia deixar de falar nas peças de teatro (Radio Esmeralda) e nos Stand-up Comedy (com os mais variados humoristas). Há também os milhares de humoristas espalhados por esse país afora fazendo shows em praças públicas com imitações, repentes, trovas, estátuas vivas, acrobacias e palhaçadas com dois objetivos: divertir o povo e ganhar honestamente um dinheirinho, que um dia podem chegar aos programas de TV, ou serem donos de emissora (Sílvio Santos) ou à política (Tiririca).
No rol de humoristas há destaque para Chico Anysio, Jô Soares, Paulo Silvino, Dercy Gonçalves e Mazzaropi.

Enfim, todo o dia quando sair de casa, leve o humor na sua bolsa, mochila ou pasta. Conte piadas, divirta-se! Ria e faça os outros rirem; é importante pra manter sadios mente e corpo, pois gargalhar emagrece!

É isso!

2 comentários: