Nos últimos dias saiu na imprensa que uma espanhola afirma ter comprado o Sol. A proprietária diz que é dona do astro-rei. "Sou proprietária do Sol, estrela de tipo espectral G2, que se encontra no centro do Sistema Solar, situada a uma distância média da Terra de aproximadamente 149.600.000 km", segundo sua própria carta, publicada no jornal La Voz de Galicia.
E eu, bem mequetrefe que sou, fiquei pensando:
- Pode alguém comprar o sol?
- As estrelas, a lua e os planetas possuem donos também?
- Usucapião, ocupação, invasão e parcelamento de solo desses astros do sistema solar já são possíveis?
- O que leva as pessoas a comprarem e darem de presentes estrelas?
Para cada uma dessas perguntas há pelo menos uma resposta. Teoricamente alguém pode comprar o sol que nos ilumina, mas na prática isso não tem valor legal algum. O sol pertence ao universo.
As pessoas muitas vezes colocam o nome numa estrela e oferecem de presente ao seu ser amado! Algo fofo, meigo, carinhoso! É uma forma de amor! É um gesto legal, mas será que se consegue ver o presente todas as noites ao olhar pro céu? É mais uma recordação para guardar no coração e saber que no infinito cosmos está uma estrela com seu nome (e que um dia pode desaparecer)! É um ato simbólico.
Mas excentricidades a parte, é um gesto romântico!
É isso!
Leia mais:
Assim sendo, coloco-me no direito de sugirir a nossa Presidente que seja doado algum planeta do Sistema Solar para o MST finalmente plantar. Agora, como eles farão para chegar lá e no mais, será problema única e exclusivamente deles!
ResponderExcluir