domingo, 29 de agosto de 2010

O mundo em chamas...

Você já percebeu e sente na pele os efeitos do aquecimento global, mas realmente já parou para pensar seriamente no assunto?
Não to aqui querendo dar uma de professor, nem de palestrante “cri-cri”, nem eco-chato ou eco-loco.
Quero é fazer o que eu gosto muito, desde que me formei, e venho trabalhando: um educador ambiental preocupado em questionar, instigar e colocar pontos de interrogações na cabeça das pessoas. Acredito que assim, mostrando os fatos, tentando sensibilizar é que conseguimos a verdadeira mudança de hábitos.
Bom vamos lá então, bem mequetrefe que sou:
- Se a temperatura do mundo subir mais, o que acontecerá?
- O degelo aumentando, o que será do planeta?
- Posso fazer algo para mudar isso?
- Isso é problema dos governantes?
Bom, são muitas perguntas e as principais respostas são: O planeta já sofre as conseqüências do aquecimento global e sim, eu posso fazer a diferença, ou seja, sou responsável por tudo isso também.
Se a temperatura subir de 2 a 4°C as catástrofes serão inimagináveis. Por exemplo, haverá a mortandade de várias espécies e até extinções de animais. O derretimento das geleiras aumentará o volume de água nos mares, com isso teremos mais água salgada, reduzindo a quantidade de água doce superficial no planeta. Com o aumento da água salgada podemos ter o risco de sumirmos com cidades costeiras e ilhas (isso já acontece no Brasil). Surgimento de novas doenças ou volta de antigas pestes erradicadas em função do clima tórrido. Problemas na agricultura e pecuária, além de queimadas e a poluição atmosférica.

O que vem sendo feito ainda não é suficiente, portanto todos precisam colaborar!
Os governantes com políticas públicas, práticas e fiscalização. Não podemos colocar nossos esgotos sem tratamento nos cursos de água; é preciso vigiar severamente as queimadas e destruição das florestas; fiscalizar as empresas contra a emissão desordenada de CO2 e implantar ações efetivas de educação ambiental para a população.
As empresas, indústrias e fábricas são agentes importantes desse processo, não podem poluir, destruir, desmatar. Hoje existem todos os processos de certificações ambientais. É necessário implementá-los.

E o cidadão pode e deve fazer a sua parte:
- Vá ao supermercado e leve sua sacola retornável, evite usar tantas sacolinhas plásticas;
- Não lave a calçada ou o carro com mangueira, não desperdice água potável;
- Separe seu lixo e procure produzir menos resíduos;

São pequenos gestos provocam uma grande mudança. Vamos lá é fácil, comece hoje mesmo.

E claro, use a criatividade, há muita coisa legal sendo feita por aí, saiba mais em:

Um comentário: