quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O esgoto nosso de cada dia

Hoje ao ler as matérias dos jornais sobre a PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2009 do IBGE me deparei com dados surpreendentes. A pesquisa mostrou que o Rio Grande do Sul está em 15ª lugar em tratamento de esgotos. São cerca de 18% dos esgotos tratados, ou seja, quase nada. É muito coco e xixi jogado in natura nos nossos rios, córregos e arroios.
E o que as pessoas esquecem é que essa água é a que a gente bebe, pois não existe a água de beber e a água do esgoto. É tudo a mesma coisa, só passando por diferentes tratamentos. E mesmo assim, os governantes não investem nas políticas de saneamento ambiental.
É uma vergonha nosso estado, através da CORSAN não tratar adequadamente os esgotos municipais. E verdade seja dita: onde o serviço é municipalizado os índices de tratamento são bem superiores, embora ainda sejam baixos, mas bem maiores que 18%.
D.Yeda, afinal ela é a governadora do momento, deveria investir mais em saneamento, principalmente no tratamento de esgotos cloacais. Não adianta só aumentarmos as redes coletoras de esgoto, pois encanar tudo e esconder é fácil, é necessário fazer ETES – Estações de Tratamento de Esgotos, e logo,! Senão nossos rios irão morrer, peixes e plantas sufocarão e não teremos mais condições de tratar a água. Daí sim viveremos o caos!
E não adianta dizer que nesse assunto cada um deve fazer a sua parte, porque tratar esgotos não depende de cada família. O que cada um pode fazer e faz é colocar fossas sépticas ou sumidouros, mas esses são tratamentos muito primários. A pesquisa mostra isso, mas não podemos nos enaltecer por termos muitas fossas sépticas, é a falta de políticas públicas no assunto o que está em questão.
E eu, bem mequetrefe que sou, pergunto:
-Por que demoramos tanto para tratar os esgotos cloacais no estado?
-Será que podemos mudar esse panorama em poucos anos?
Pense nisso, senão daqui a pouco não teremos mais água para sobreviver!
É isso!
Leia mais em:

Um comentário:

  1. Será que podemos mudar esse panorama em poucos anos?
    https://desentupidora.top/

    ResponderExcluir