“Miiiiiiiiiinaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!” – bordão da então atriz Regina Duarte, para a personagem Viúva Porcina de Roque Santeiro, novela da década de 80.
Você lembra?
Certamente muitos se lembram da exagerada pessoa que andava pelas ruas de Asa Branca, cidade interiorana do nordeste brasileiro. Carregada de sotaque nordestino, de badulaques e penduricalhos a viúva roubava todas as cenas que fazia. A viúva vivia numa bela mansão, com todo o glamour e luxo da época. Lembro dos dourados, das penas e leques que ornavam a casa! Cercada de criados e capangas ela sustentava o mito de ser a “viúva de um santo” e claro lucrava muito grana com essa mentirada toda. Visual carregado em laços, babados, cores fortes e maquiagem excessiva faziam de Porcina uma histérica emergente. Mas, safadices a parte, ela era adorada por todos, inspirou a moda da época (e de outros anos também), tinha carisma e seus trejeitos, falas e bordões caíram no gosto popular por muito tempo! Até hoje, em festas dos anos 80, rodas de amigos saudosistas da época a Viúva Porcina é ressuscitada. Ah, e volta em versão cinematográfica daqui a pouco.
Ao lado de grandes nomes a trama se desenrolava em um mito chamado Roque Santeiro, que morreu e a ele vários milagres eram atribuídos. O problema da historia é que o tal Roque não morreu e volta à cidade. E a viúva, que não era nem viúva e nem casada de verdade, o que faria? Claro que era uma maracutaia das bravas, comandadas por políticos, padres, justiça e claro o coronelismo de Sinhozinho Malta. Aliás, outro marcante personagem de Lima Duarte.
E eu, bem mequetrefe que sou, fiquei aqui pensando:
- Hoje não surgem mitos e milagreiros?
- Fiéis de todo mundo não seguem Roques Santeiros por aí? Outro dia ouvi de uma senhora, a respeito do voto. O pastor mandou votar no fulano. Daí eu vou votar, o pastor sabe tudo! Pode isso????
- A personagem de Claudia Raia na novela Ti-ti-ti, não te lembra a Porcina? Que está magnífica, aliás, foi lá em Roque Santeiro a estréia de Claudia nas novelas da Globo.
- Porcina está na moda? Afinal laços, laçarotes e lacinhos retornam com tudo!
- Chiliques de Porcina não são do dia-a-dia de muitos?
Ai, que saudades de Porcina.
É isso!
Leia mais em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário