terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Solidão da Redenção

O Parque da redenção está sozinho, atirado ás traças!
Passeando por lá nesse feriado, percebe-se que, literalmente, um dos nossos maiores parques, bem no centro de Porto Alegre, está jogado. Famoso, o Parque Farroupilha já foi cenário para vários eventos gaúchos. Tudo começou em 1807, de paradouro de gado, local de pouso para caixeiros viajantes até símbolo da libertação dos escravos, o Parque sofreu muitas modificações. Mas e hoje? Como vai o nosso parque?
A redenção está descuidada! Os monumentos foram roubados e até hoje não se recolocou (nem que fossem réplicas de plástico ou gesso), o matagal toma conta de alamedas que viraram becos. Há folhas, restos de galhos e lixo em cada recanto. O laguinho vive sujo, cheio de mendigos que não só dormem no parque, mas passam os dias e transforam cada moita no seu banheiro.
De noite, nem pense em passear por lá, a escuridão toma conta de todo o perímetro do parque e claro o risco de assaltos aumenta ainda mais.
Parece que existe uma “adoção” do parque por uma marca de refrigerantes, mas o que vi por lá são alguns poucos aparelhos de ginástica. No local dos aparelhos para a terceira idade, haviam jovens adultos e crianças que tomaram conta do espaço, também não se vê nenhuma fiscalização.
Os banheiros são um caos, insuficientes, se faz filas e filas para um xixi. Daí você começa-se a ver o povo todo mijando o pé das árvores!
O espelho d’água tem tanta lama no fundo misturado ao lixo que só rfelte o descaso e o descuido da prefeitura municipal com esse nosso parque.
É uma pena meus caros amigos que a redenção está tão mal tratada.
E eu, bem mequetrefe que sou, fico pensando:
-Será que deixam o Parque assim para poder cercá-lo?
-Era necessária mesmo essa parceria com a iniciativa privada para “zelar” da redenção?
-Ou o Parque apenas refelete toda uma política da Prefeitura de Porto Alegre?

Dizem que o Parque Farroupilha é um patrimônio ambiental da cidade, então: tá na hora de cuidar a Redenção! Ou será que a sociedade deverá se organizar e ocupar o local, como fizeram os antigos escravos? Ser novamente o Campos da Redenção?

É isso!

Leia mais:
http://www.aredencao.com.br/
http://portoimagem.wordpress.com/2010/04/23/abandono-da-redencao/

Um comentário:

  1. é uma pena ver nosso parque que já foi muito bem cuidado há anos atras nesse estado deploravel, será uma campanha implicita para seu cercamento? destruir para cercar e cobrar enttrada??

    ResponderExcluir