segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A resistência do Baile de Debutantes!


Gente não creio, mas ainda existe o tal Baile de Debutantes, o famoso “début”.
Popular no século passado onde milhares e milhares de garotas eram apresentadas à sociedade ao completar seus 15 anos. O evento é grandioso com direito a grandes e pomposos vestidos brancos e penteados pra lá de estruturados! Ah, tudo começou no século XVIII.
O Baile é um rito de passagem, marca a iniciação da vida social da garota, ou seja, somente depois dos 15 anos e do evento é que as garotas podiam sair à noite em eventos sociais, podiam usar maquiagem e salto alto. O Baile congrega várias meninas na mesma situação, todas com seus familiares, banda de música e claro um galã para conduzí-las aos salões.
A cerimônia toda envolve uma série de providências: salão, comidas, bebidas, roupas dos pais, listas de convidados, jóias, decoração, som, iluminação, filmagem e  a lista de presentes. Hoje ainda resiste essa moda e tem até aula de etiqueta para as gurias. Hoje todas acostumadas a andar de tênis e jeans por aí, precisam de alguma “tia” do passado para ensinar a andar de salto (senão parecem umas pata-chocas), sentar de perna fechada e cruzada, saber comer usar os talheres. Não que não se saiba isso, mas nos Débuts a etiqueta é a mais fina possível. É um evento chiquérrimo!
E eu, bem mequetrefe que sou, fico pensando:
-Para que tudo isso hoje em dia?
-Hoje com 15 aninhos ainda tem alguma guria que não anda de salto, usa maquiagem e não sai na noite?
-É para agradar os pais e avós dessa sociedade burguesa?
-Não poderiam existe Débuts mais condizentes com o século XXI?
Só faltam me dizer que as debutantes ainda pensam e sonham com o príncipe encantado com o cavalo branco! Helllllooooo!!!
Acho que seria bem melhor um evento mais moderno, roupas para dançar em alguma danceteria e deu.
Só me faltam dizer que as meninas ainda querem ir pra Disney comprar um grande Mickey Mouse de Pelúcia!!
É isso!


5 comentários:

  1. lindas,eu to em duvida para fazer a festa,mesmo que já tenha passado a data do meu niver

    ResponderExcluir
  2. ''só me faltam dizer que as meninas ainda querem ir pra Disney comprar um grande Mickey Mouse de Pelúcia!! ''

    como você adivinhou ? *-* hahaha
    gosto muito dessa idéia das 15 meninas, vou fazer no meu :)

    ResponderExcluir
  3. agora eu tambem fiquei com duvidas ao fazer o meu

    ResponderExcluir