terça-feira, 14 de setembro de 2010

Um toque de breguice!

Hoje, durante a aula de jump, lá na academia, a professora colocou para fazermos abdominais duas músicas muito bregas: Sandra Rosa Madalena e Me Chama que Eu Vou do Sidney Magal e pra alongar foi Fogo e Paixão do Wando.

Bom, os olhares eram curiosos de alguns e incrédulos de outros. Daí, de lá em frente ao espelho ela fala:
- “Ué, um pouco de breguice não faz mal a ninguém!” e caiu em gargalhadas.
E eu, bem mequetrefe que sou, fiquei pensando:
- Será que ela tem razão?
- O que é ser brega ou chique?
- Quem pode avaliar o grau de cafonice de alguém?
Então, revirando meu acervo cerebral, fiquei lembrando dessas músicas ditas bregas e cafonas, que hoje voltam como o Trash dos anos 80. Músicas tocadas em várias festas. Ressuscitaram muitos artistas como Rosana, Afonso (do Dominó), Paquitas e tantos outros. Mas quando éramos adolescentes não era brega cantar “Como uma deusa...”; "Não se reprima, não se reprima!", “Companheiro, companheiro, vem; vem no balanço do mar” ou coisas do gênero. Sei lá se era modismo ou inocência da idade, o fato é que cantávamos, tínhamos LP – o famoso Long Play – pôsteres, roupa parecida, ensaiávamos coreografias dos Menudos, Dominó e tudo mais.
Depois crescemos, a moda carregada e colorida da década de 80 ficou guardada junto com as imensas ombreiras. E hoje, trintões e quarentinhas redescobrimos canções e bandas de outrora!
A moda comprova isso com a retomada dos coloridos e das festas temáticas. E há até os cantores que nunca saíram de cena como o próprio Wando e suas calcinhas (ele pode não estar na mídia, mas anda por esse Brasil fazendo shows), cantando “Moça, sei que já não és pura...” ou” Você é luz, é raio, estrela e luar" ...
E afinal, o que é ser brega? O que é ser chique?
É tão difícil de definir e rotular.
Bom, só sei que um toque de breguice não faz mal a ninguém!
Adorei ter as músicas na academia, curto muito uma festa brega (com direito a roupa e tudo mais) e acho muito legal cantar essas músicas, afinal isso faz a graça da vida!
Ou vai dizer que cantar Lua de Cristal da Xuxa não faz você pelo menos esboçar um sorrisinho?

É isso!

Leia mais:

Um comentário: