sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O transporte urbano está um caos!

Atendendo a sugestões, comecei a coletar percepções sobre a situação do transporte coletivo, principalmente na capital gaúcha!
E, realmente, está um caos andar de ônibus em Porto Alegre. E há pouco tempo, menos de 08 anos, a cidade era referência na área, principalmente pela empresa pública.
É uma pena, ver dia após dia os veículos se deteriorando. Ônibus amplos, limpos, com ar-condicionado foram trocados por menores, nem tão limpos e no verão a gente morre de tanto calor, porque o ar... ele sumiu!!!!
Além disso, linhas que mudaram de roteiro, diminuíram as frotas e o que vemos são longas filas de espera nos pontos e terminais. As pessoas se aglomerando e viajando espremidas como uma grande lata de sardinhas!
Sem falar que não temos alternativas para o transporte coletivo!
E eu, bem mequetrefe que sou, me questiono se as desculpas que nos dão sobre as alternativas ao transporte urbano de Porto Alegre são na verdade uma forma de se ficar preso ao velho modelo de transporte coletivo que afoga as ruas de ônibus e conseqüentemente faz com que as pessoas que possam ir de ônibus prefiram ir de carro. Pelo menos para ter um pouco mais de conforto, já que congestionamentos acontecerão também.
Às vezes, as pessoas comentam - "metrô é caro, leva tempo e não se pagaria tão fácil", será? Ou nem com a COPA de 2014 teremos o metrô!
E o tal aeromóvel? Seria uma solução...
Mas não como vai ser feito, só do aeroporto até o Trensurb, é um absurdo! É muito investimento para pouco uso. O aeromóvel é um meio de transporte fácil de instalar, atende às questões e preocupações com o meio ambiente.
Enquanto isso, todo o dia a cena se repete: congestionamentos por todo o lado, em ruas, avenidas, túnel e viadutos. Porto Alegre é uma das cidades com mais carros por pessoa e com o transporte público caótico as pessoas usam muito o seu carro. Será que alguém deixou o carro em casa no Dia Sem Carro?
Até tivemos manifestações, entrega de material informativo, mas as pessoas só vão aderir às campanhas de carona solidária, uso de bicicletas, usar os coletivos se realemnte a cidade oferecer mínimas condições, ou seja, transporte público rápido, ágil, seguro e eficiente, além de um sistema de ciclovias.

É isso!

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário