quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Parada das Vacas e o Laçador


Em outubro, no meio da primavera, chega a 1ª CowParade Porto Alegre, tradicional exposição itinerante que acontece desde o final dos anos 90 e já percorreu mais de 55 cidades em todo o planeta. No Brasil começou por Sampa em 2005, seguindo por Curitiba, BH e Rio de Janeiro. As edições já envolveram mais de 5 mil artistas e tendo milhões de pessoas como expectadores. Além de mostrar a arte e valorizar os artistas locais, ao final, é realizado o leilão das vaquinhas, com renda destinada a entidades beneficentes.

A exposição chega aos pampas gaúchos prometendo agitar as ruas da capital do RS e envolvendo mais de 70 artistas. A entidade beneficiada será o Funcriança, que coordenado pela Prefeitura de Porto Alegre, congrega mais de 400 entidades credenciadas que realizam ações com o público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social. Até dezembro, data do acontecimento do leilão, serão 80 lindas vaquinhas soltas por aí. Você pode encontrá-las pastando, em repouso ou em pé. E elas são em tamanho real, ou seja, um bicho grande!

A vaca foi escolhida porque remete a um animal fofinho da fazenda, que nos dá alimento (carne e leite), além de ser animal sagrado em muitas culturas.

Em relação a eventos - hoje foi eleito o patrono da 56ª Feira do Livro, Paixão Côrtes, eternizado como a estátua do Laçador, ali perto do aeroporto de POA. Paixão é um ícone do ressurgimento do tradicionalismo, dos festejos da Semana Farroupilha, da Chama Crioula, entre outros...

E eu, bem mequetrefe que sou fico aqui pensando:

Já imaginou um “laçador” solto por aí querendo pegar uma coloridíssima mimosa da CowParade?

Ou o próprio patrono montado numa estatua de vaca lá na Feira do Livro?

Será que vão colocar uma cow ao lado da estátua do Laçador?

Aproveite, saia de casa e vá visitar as vacas e dê uma passadinha pra comprar uns livros, vale a pena!

É isso!

Saiba mais em:

Um comentário: